Hipoglicemia = baixo nível de glicose no sangue.
Os principais sintomas da hipoglicemia são:
- perda de concentração;
- fraqueza;
- tontura.
Caso se persista no exercício em jejum, há o risco de se entrar em cetoacidose, podendo ocorrer perda da consciência e desmaio.
A cetoacidose gera aumento do PH sanguineo, halitose e elevação da amônia – substância neurotóxica (pode levar à morte!).
Halitose = mau hálito.
Mas isso é só detalhe, né?! rs
Agora vem um ponto interessante, se a principal fonte de energia do nosso corpo é o carboidrato, como vamos ter energia para a atividade física sem ter ingerido alguma coisa?
NOSSO TREINO NÃO VAI RENDER COMO DEVERIA! – Sem um treino decente você acha que vai conseguir o seu objetivo, que é queimar o maior número de calorias?
Aí alguém me diz: a nossa segunda fonte de energia é a gordura, e estando em jejum eu vou queimá-la mais rápido.
Vejamos…!
Diversos estudos vem mostrando que realizar exercícios em jejum pode levar o organismo ao que se chama de “racionamento de energia”, ou seja, o corpo cria uma defesa, por entender que as reservas energéticas estão sendo queimadas, sem que este “combustível” esteja sendo reposto. Devemos lembrar que a quantidade de energia gasta após a atividade, não é necessariamente relacionada à queima de gordura, mas sim à sua intensidade.
Racionamento de energia: quando ficamos muito tempo sem comer, nosso organismo entende que vamos ficar por um longo período sem nos alimentar, com isso ele começa a “poupar” energia e automaticamente desacelera o metabolismo e passamos a queimar menos calorias.
Como vamos conseguir emagrecer não gastando calorias?
Um outro fator, que é muito prejudicial, é que as nossas reservas de glicogênio já estão baixas durante esse período (jejum), pois a pessoa fica pelo menos 5 horas sem se alimentar, então, o corpo vai correr para a energia presente nos músculos (proteína), ou seja, a massa muscular é utilizada como fonte de energia.
Mas a ideia não é perder gordura?!
Além disso, ficar muito tempo sem se alimentar faz com que a pessoa acabe exagerando na quantidade das refeições, e aí está o grande perigo, pois se a pessoa já tem esse hábito, isso quer dizer que é frequente, e acaba resultando no ganho de peso.
Agora, se a pessoa tem o costume de comer certinho, de três em três horas, o organismo já vai queimar mais gordura, porque ele vai entender que está sobrando e que precisa consumir.
Os nutricionistas recomendam que pela manhã, antes da atividade física, o ideal é ingerir alimentos ricos em carboidratos uma hora antes do treino, para que dê tempo de o organismo absorver. Ex.: pães e cereais.
Você já se exercitou em jejum?
beijos
Carol Foltran