quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ESTRATÉGIA DE EMAGRECIMENTO SEMPRE PENSE A LONGO PRAZO !!!!!!!!!!!!!


Não importa a quantidade de peso que precisa perder para conseguir emagrecer, você sempre deve pensar em uma eliminação de peso de forma gradual, ou seja, aos poucos.Lembrem sempre levou um tempo para ganhar este peso, não adianta querer perder todo ele em uma semana.

É que nem na musculação, o nosso corpo se acostuma com a carga que pegamos a cada duas semanas (adaptação), então, o correto é aumentar 2kg a 5kg a cada 14 dias, de modo que n
os traga segurança e estabilidade e ir diminuindo o que? O tempo de intervalo (descanso) entre as séries e exercícios!

Para conseguir emagrecer não é diferente, trabalhe com a perda de meio a um quilo por semana. Assim você estará emagrecendo de forma saudável, sem sofrimento e conseguindo sempre excelentes resultados!

"a pressa é inimiga da perfeição"
"tudo que vem fácil, vai fácil"
"tudo que vem rápido vai embora rápido"



beijos



Carol Foltran

Para mulheres que querem engravidar e não ganhar muito peso!!!!!!!!!!!

O estudo feito nos EUA, destaca a importância de ser ativo e uma alimentação saudável durante a gravidez para evitar o ganho de peso gestacional excessivo e retenção de peso. Além disso, ele mostrou que o aumento da intensidade do exercício não influenciou o ganho de peso, o que sugere que a participação em um programa de caminhada de baixa ou moderada intensidade, combinada com hábitos alimentares saudáveis, é um componente importante de uma gravidez saudável.

beijos

Carol Foltran

segunda-feira, 29 de outubro de 2012




Tem dificuldade de ter vegetais in natura em casa? 

Tenha, pelo menos, brócolis, couve-flor, vagem e cenoura baby congeladas. 

Cozidos ou no vapor são ótimos acompanhamentos de carnes, frango e pescados. 

beijos

Carol Foltran

Suco que ajuda para emagrecer!!!!!!!!!!!!!!!




Banana verde ajuda na prevenção de doenças cardíacas, pois diminui a produção do LDL (o colesterol ruim) pelo fígado e aumenta sua eliminação pelos ácidos biliares.

O amido resistente ajuda na perda de peso, por aumentar a sensação de saciedade. A banana verde tem, ainda, baixo índice glicêmico, o que torna a digestão e absorção da fruta mais lentas.

A liberação de glicose no sangue ocorre gradativamente e os níveis de glicose sanguínea se mantêm controlados, prevenindo o desenvolvimento de diabetes e o acúmulo de gordura corporal.A semente de chia é um alimento muito poderoso em questões funcionais e nutricionais. 

Possui grande quantidade de ômega 3, fibras, antioxidantes, proteínas e minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio. A chia tem o poder de auxiliar na perda de peso, pois promove saciedade devido à grande quantidade de fibras presente em sua composição, tornando a digestão mais lenta. Ajuda também no combate às inflamações, devido à presença do ômega 3 no grão.


beijos

Carol Foltran

CONHEÇA COMO FUNCIONA O PRODUTO QUE ELIMINA A GORDURA LOCALIZADA!


Diversas técnicas vêm sendo utilizadas no combate à gordura localizada. Os profissionais sempre alertam que dificilmente 100% desaparecerão. 
Os tratamentos, em geral, são feitos a longo prazo e exigem muita disciplina por parte da paciente - na realidade, livrar-se da gordura localizada implica também em corrigir uma série de fatores incorretos na vida cotidiana.

Na tentativa de oferecer um combate mais eficaz à gordura localizada, unem-se três técnicas diferentes.

O tratamento todo pode ser feito na Clínica La vitta, oferecendo mais comodidade e economia de tempo aos pacientes.

A primeira fase do tratamento é a sessão de Mesoterapia, é uma técnica francesa, utilizada no tratamento de flacidez, gordura localizada e estrias por meio de aplicação de princípios ativos, enzimas com diferentes mecanismos de ação que promovem a diminuição de gordura no local tratado.

Onde consiste em injeções de pequenas quantidades de fármacos em uma das camadas da pele, a derme - ou mesoderma.

Salientamos que a mesoterapia não deve ser usada como uma técnica de emagrecimento. 

"É indicada para a gordura localizada e a redução de medidas". Os locais mais comuns de aplicação são o abdómen, o culote e a barriga.(eu fiz  no braço e amei o resultado )

Ultra-som e drenagem potencializam efeitos. É recomendado que logo após a sessão de mesoterapia a paciente seja submetida a uma sessão de ultra-som ou drenagem linfática, para a potencializar os efeitos da mesoterapia.



beijos



Carol Foltran

Compare os nutrientes e os benefícios para o corpo e emagrecimento de 14 chás!!!!!!!!!!!!!!!

Chás quentinhos são muito bem-vindos quando o termômetros despencam. Para aproveitar as vantagens terapêuticas que eles fornecem, no entanto, é preciso saber a forma correta de preparo. "Desligue o fogo assim que a água começar a ferver e acrescente duas colheres de sopa para um litro ou duas colheres de chá para cada 250 ml. Abafe por três a cinco minutos e coe", explica a nutricionista Flávia Cyfer, do Rio de Janeiro. Ela ainda aconselha a armazenar sempre na geladeira ou na garrafa térmica e jamais reaquecer a bebida, porque parte de suas propriedades serão perdidas. Confira abaixo os benefícios de 14 chás diferentes e escolha o seu preferido! 


Capim cidreira
Essa erva é aliada do sistema digestivo e ainda ajuda a aliviar gases. "É um chá ótimo para ser tomado depois das refeições por pessoas que tem problemas de digestão", conta a nutricionista Flávia Cyfer. A nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, também lembra que esse chá serve de calmante, como se fosse um sedativo natural.



Camomila
Também de ação calmante, a camomila é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. "Essa opção é muito indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante", conta a nutricionista Bruna Murta. A nutricionista Flávia Cyfer dá outra dica: "A pessoa que quiser dormir melhor à noite pode misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira, para um efeito sedativo melhor".



Hortelã 
Essa folhinha de aroma revigorante serve como antiparasita e antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases. A nutricionista Bruna Murta acrescenta que ela é ótima para melhorar a digestão, combatendo azias. 



Alecrim
"É um digestivo excelente, melhor ainda do que a hortelã", conta a nutricionista Bruna Murta. O alecrim também é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade. 

De acordo com a nutricionista Flávia Cyfer, esse chá ainda tem ações antipasmódica e anti-inflamatória - boas para cólica renal e menstrual -, ação antifúngica - ótima para ajudar a mandar embora o fungo cândida do organismo - e ação desintoxicante. "É um verdadeiro tônico para o fígado", comenta a profissional. 



Erva doce 
O aroma dessa erva é muito usado como forma de relaxante. O chá, além de propiciar esse benefício, também ajuda no combate a cólicas e gases, além de melhorar a digestão. 



Chá mate 
Preferido de muitos, o chá mate tem ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. É preciso um cuidado, apenas, com o seu poder estimulante, por conter cafeína. "Pessoas com hipertensão precisam evitar exageros, porque o chá mate aumenta a circulação e ainda pode irritar ainda mais a parede do estômago de quem tem gastrite", lembra a nutricionista Bruna Murta



Chá de canela
A canela pode ser uma ótima aliada no controle de diabetes. A nutricionista Bruna Murta explica que ela ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Além disso, a nutricionista Flávia Cyfer lembra que ela ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação. 

Um estudo, realizado pelo Kansas State University, nos Estados Unidos, constatou que consumir meia colher de sopa por dia de canela ajuda a regular o colesterol. Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes, que ajudariam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez. 



Chá verde
Esse é mais um chá campeão. "É desintoxicante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer", afirma a nutricionista Bruna Murta. 

Flávia Cyfer complementa as vantagens dessa bebida: ajuda a combater cáries - basta fazer bochechos com ela - e serve de protetor solar interno, ajudando a proteger a pele contra raios ultravioletas. Tomar o chá, no entanto, não dispensa o uso do protetor solar externo. 

O chá verde também é muito famoso pela ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo na queima de gorduras e pode contribuir para quem quer perder os quilos extras. Mas vale lembrar que a bebida não é milagrosa e nem ajuda a emagrecer sozinha - sempre é preciso aliar uma dieta equilibrada com exercícios físicos.  



Chá de hibisco
Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, o hibisco ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas no organismo. "Ele ajuda a eliminar gordura e pode ser uma boa opção para hipertensos, porque tem menos cafeína que o chá verde, mas benefícios semelhantes", conta a profissional.

A nutricionista Bruna Murta explica que o fator que torna o chá de hibisco aliado do combate ao excesso de peso é a ação anti-inflamatória. "A bebida ajuda a diminuir a inflamação da obesidade, que é considerada um estado inflamatório do corpo", afirma. 



Chá de gengibre 
"O gengibre é um dos melhores anti-inflamatório que temos na natureza", diz a nutricionista Flávia Cyfer. Ele também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite, tão indesejada pelas mulheres. A nutricionista ainda indica esse chá para combater enjoos e náuseas, principalmente em gestantes, que não podem usar muitos remédios durante a fase da gestação.


 Chá de limão
Além de a fruta ser rica em vitamina C, a nutricionista Flávia Cyfer conta que ela tem ação alcalinizante, ou seja, ajuda a deixar o pH do sangue dentro do nível alcalino, que é como ele deve ficar. "Com esse nível estabilizado, não há perda desnecessária de nutrientes e todos os sistemas do corpo atuam da forma correta, garantindo saúde plena", diz a profissional. 

O conselho de Flávia é fazer o chá junto com a casca, porque ela tem uma ação muito forte de desintoxicação do organismo.  

 Maracujá
O maracujá já é famoso por ajudar a acalmar os nervos. As nutricionistas indicam esse chá para combater ansiedade, estresse, insônia, irritação e agitação.  

Maçã 
A fruta também tem ação calmante, além de ótima para ajudar na digestão. A nutricionista Flávia Cyfer também indica que ela é diurética, com efeito laxante.  

Chá de alfazema
Mais um chá que ajuda a aliviar cólicas. De propriedade calmante e bactericida, a alfazema também é muito usada para amenizar dores de cabeça.  

beijos

Carol Foltran


Saiba como deixar seu arroz mais saudável na hora do preparo!!!!!!!!!!!!!!!!


O arroz - uma das opções mais presentes no prato dos brasileiros - é uma rica fonte de carboidratos, componente essencial de qualquer dieta. Segundo a nutricionista Amanda Epifânio, esse alimento representa um dos carboidratos que mais transmitem sensação de saciedade. "Mastigar o arroz causa muito mais saciedade do que comer batata ou macarrão, já que ele requer um processo de mastigação mais denso que outras massas", explica a especialista. 

Aliado ao feijão, então, forma um casamento perfeito. A nutricionista Daniela Cyrulin explica que essa dupla fornece quase a quantidade diária total de proteínas necessárias ao nosso organismo. 

Na hora de preparar o arroz, não há uma receita certa.Cada pessoa tem a sua forma especial de cozinhar, acrescentado itens como manteiga, ervilhas, cenoura, entre outros. Mas, afinal, qual é a maneira mais saudável de fazer o tão querido arroz? Compare abaixo e descubra! 



Arroz com temperos prontos
Por trás do gostinho caseiro, existem os mesmos perigos do alimento industrializado. A nutricionista Amanda Epifânio explica que, além do cloreto de sódio já presente no sal, esses temperos prontos escondem alto teor de sódio usado para a conservação do produto. "Esse excesso piora o quadro de doenças cardiovasculares e hipertensão", alerta Daniela Cyrulin.



Arroz frito na manteiga
Atenção a essas combinações. Amanda explica que a manteiga é uma gordura animal, então pode ser comparada até mesmo à banha de porco. Ao utilizá-la para refogar o arroz, além de eliminar todos os nutrientes desse grão, você elevará suas taxas de colesterol ruim (LDL).



Arroz com cenoura
Adicionar esse legume é uma boa maneira de variar, além de deixar o arroz mais saudável. A cenoura é ótima fonte de vitamina A, um betacaroteno com efeito antioxidante fundamental para a visão, além de fibras e baixo valor calórico



Arroz com ervilha
Daniela Cyrulin conta que, assim como o feijão, a ervilha completa os aminoácidos do arroz, fornecendo as mesmas propriedades. No entanto, isso só vale para a leguminosa in natura, já que a em conserva não mantém seus nutrientes. Isso também acontece com seleta de legumes. 

Outra vantagem: "Com a ervilha, o arroz também fica mais divertido, bom para deixar o prato das crianças mais colorido", diz Amanda Epifânio, que aconselha, para adultos, misturar uma latinha de ervilhas em conserva no arroz para quebrar a monotonia da dieta



Arroz com brócolis
Ricos em fibras, ácido fólico, vitamina C, ferro, cálcio e magnésio, os brócolis vão muito bem com massas! Para não perder essa gama de benefícios, Amanda Epifânio aconselha que esse legume seja cozido junto ao arroz. Assim, os nutrientes ficam na água do cozimento. 



Arroz com frios
As nutricionistas deixam claro: embutidos só oferecem alto teor de gordura saturada, conservantes e sódio, sem agregar valor nutricional algum ao prato. "Para não deixar o cardápio tão calórico, só se o arroz for acompanhado de carnes brancas", indica Amanda Epifânio. 



Arroz com requeijão 
Embora seja uma maneira de variar o sabor do arroz, o requeijão não agrega em nada o valor nutricional do preparo, podendo, inclusive, deixá-lo muito calórico por conta dos altos níveis de gordura. No entanto, a nutricionista Amanda Epifânio revela que o requeijão light é uma ótima opção para incrementar o arroz, substituindo queijo ou creme de leite. Ela apenas alerta que, na hora de cozer o arroz, deve-se prestar atenção à consistência do requeijão light, que costuma ser mais viscoso que o tradicional e, por isso, pode deixar o arroz mais mole. 

beijos

Carol Foltran

domingo, 28 de outubro de 2012

Mais sucos para ajudar combater a celulite!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Este suco é  rico em compostos antioxidantes, previne e melhora a celulite grau 1. O consumo de frutas e hortaliças deve ser contínuo para a prevenção ser boa.


beijos

Carol Foltran

Suco Anti Celulite!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Suco Anti Celulite 

Ingredientes:

350 ml de água de coco;
2 colheres de sopa com salsinha;
1 folha couve manteiga crua;
1 fatia grande de melão.

Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.











beijos





Carol Foltran

EXERCÍCIO FÍSICO EM JEJUM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Nosso cérebro é um órgão extremamente ativo, ele precisa exclusivamente de glicose para funcionar e o jejum pode afetar negativamente o metabolismo cerebral.


Na falta de glicose, o sistema nervoso envia uma ordem às glândulas supra-renais para liberar mais adrenalina, estimulando o fígado a 
liberar glicogênio para que o organismo não venha a sofrer um colapso.


Hipoglicemia = baixo nível de glicose no sangue.



Os principais sintomas da hipoglicemia são:



- perda de concentração;
- fraqueza;
- tontura.



Caso se persista no exercício em jejum, há o risco de se entrar em cetoacidose, podendo ocorrer perda da consciência e desmaio.



A cetoacidose gera aumento do PH sanguineo, halitose e elevação da amônia – substância neurotóxica (pode levar à morte!).



Halitose = mau hálito.



Mas isso é só detalhe, né?! rs



Agora vem um ponto interessante, se a principal fonte de energia do nosso corpo é o carboidrato, como vamos ter energia para a atividade física sem ter ingerido alguma coisa?



NOSSO TREINO NÃO VAI RENDER COMO DEVERIA! – Sem um treino decente você acha que vai conseguir o seu objetivo, que é queimar o maior número de calorias?



Aí alguém me diz:  a nossa segunda fonte de energia é a gordura, e estando em jejum eu vou queimá-la mais rápido.



Vejamos…!



Diversos estudos vem mostrando que realizar exercícios em jejum pode levar o organismo ao que se chama de “racionamento de energia”, ou seja, o corpo cria uma defesa, por entender que as reservas energéticas estão sendo queimadas, sem que este “combustível” esteja sendo reposto. Devemos lembrar que a quantidade de energia gasta após a atividade, não é necessariamente relacionada à queima de gordura, mas sim à sua intensidade.



Racionamento de energia: quando ficamos muito tempo sem comer, nosso organismo entende que vamos ficar por um longo período sem nos alimentar, com isso ele começa a “poupar” energia e automaticamente desacelera o metabolismo e passamos a queimar menos calorias.



Como vamos conseguir emagrecer não gastando calorias?



Um outro fator, que é muito prejudicial, é que as nossas reservas de glicogênio já estão baixas durante esse período (jejum), pois a pessoa fica pelo menos 5 horas sem se alimentar, então, o corpo vai correr para a energia presente nos músculos (proteína), ou seja, a massa muscular é utilizada como fonte de energia.



Mas a ideia não é perder gordura?!



Além disso, ficar muito tempo sem se alimentar faz com que a pessoa acabe exagerando na quantidade das refeições, e aí está o grande perigo, pois se a pessoa já tem esse hábito, isso quer dizer que é frequente, e acaba resultando no ganho de peso.



Agora, se a pessoa tem o costume de comer certinho, de três em três horas, o organismo já vai queimar mais gordura, porque ele vai entender que está sobrando e que precisa consumir.



Os nutricionistas recomendam que pela manhã, antes da atividade física, o ideal é ingerir alimentos ricos em carboidratos uma hora antes do treino, para que dê tempo de o organismo absorver. Ex.: pães e cereais.



Você já se exercitou em jejum?

beijos

Carol Foltran

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Combata a retenção de líquidos com massagem e drenagem linfática!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Drenagem linfática é um tipo de massagem que tenta drenar líquidos e toxinas acumulados no corpo encaminhando-os suavemente até os gânglios localizados na virilha, axilas e pernas. A retenção destes líquidos contribui para o aumento da celulite e do inchaço. Mas, segundo a massoterapeuta e esteticista Marina Soares Fressato, este tipo de procedimento isolado não é capaz de produzir efeitos estéticos ou redução de medidas. "Eu aconselho sempre o casamento entre a drenagem linfática e a massagem modeladora, porque uma complementa o trabalho da outra". 

O procedimento modelador é mais intenso e repetitivo. Ele ativa a circulação sanguínea e, com o aquecimento provocado, dilata vasos e proporciona maior permeabilidade da membrana celular. Ou seja, as células de gordura se tornam mais solúveis, há aumento na fluidez dos líquidos do corpo, o que facilita o trabalho posterior da drenagem linfática. Aquecidos e mais diluídos, todos os fluidos transitam melhor pelas linfas. 



Segundo Marina, o sistema linfático se ativa através de movimento: uma pessoa muito sedentária, com excesso de gordura localizada, tende a dificultar a circulação linfática e, com isso, corre mais riscos de ter acúmulo de líquidos e toxinas que causam a celulite. 

"Quando estes líquidos tóxicos não são drenados e ficam parados, eles começam a condensar, ficando viscosos até se solidificarem. Isso repuxa as fibras de colágeno e elastina formando os famosos furinhos na pele", explica a especialista. Ao combater a celulite, a pele fica mais hidratada e irrigada. Além disso, a massagem ajuda no funcionamento do sistema urinário e digestivo



A drenagem também é muito utilizada para combater o inchaço pós-cirúrgico. Mas, atenção, é contraindicada em quem tem varizes ou problemas de coagulação do sangue, distúrbios renais, quadros infecciosos, tromboses e tumores. 

Grávidas podem se beneficiar com os resultados deste procedimento, mas, antes de tomar qualquer decisão, consulte um médico para que avalie suas condições.

beijos

Carol Foltran

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aprender a dizer não por um corpo que queremos !!!!!



beijos

Carol Foltran

Treino aeróbio antes ou depois da musculação?


Esta é uma questão muito discutida entre os praticantes de atividade física. Há inclusive quem defenda que o trabalho aeróbio não deve ser feito no mesmo dia da musculação. “Mas é permitido, si
m, fazer os dois tipos de exercício no mesmo dia, desde que se respeite um programa que não interfira no rendimento de ambas as modalidades”, explica Marcelo Jaime Vieira, líder de retenção da unidade Cerro Corá da Bio Ritmo.

Ele ainda completa: “Se você faz uma sessão de corrida intervalada na esteira, com dez tiros de 1 minuto a 90% da frequência cardíaca máxima, o que corresponde a um trabalho intenso, claro que não será recomendado realizar em seguida um treino de força para pernas, por causa da fadiga muscular e do consumo das reservas energéticas”. No entanto, de acordo com Vieira, nada impede que a pessoa pratique corrida em um ritmo leve ou moderado depois de um treino de musculação. “Isso irá até ajudar na recuperação da musculatura. E vale lembrar que o importante para a manutenção de uma boa saúde é a união dos dois treinos”, ressalta.

O treinador diz ainda que, se a intenção é priorizar o trabalho cardiovascular, deve-se começar com o treino aeróbio e, depois, focar no fortalecimento de braços nesse dia. Porém, se o seu objetivo for a tonificação muscular, faça primeiro suas séries de musculação e, em seguida, siga para o exercício aeróbio em intensidade moderada, durante 30 ou 40 minutos. “Procure sempre seguir a periodização do treino para não cometer excessos em nenhuma das atividades e busque o auxílio de um professor de Educação Física para adequar as práticas de acordo com as suas metas e o seu condicionamento físico”, diz Vieira.

Combinando os dois trabalhos, além de elevar bastante o gasto calórico e colaborar com a perda de peso, você conquistará um corpo definido e um bom preparo cardiovascular. 

beijos

Carol Foltran

Substitua o queijo amarelo pelo cottage!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O cottage está cada vez mais na lista de indicações dos nutricionistas. Com poucas calorias e gorduras, ele pode ser um grande amigo do seu regime. "A menor quantidade de gorduras do cottage faz com que ele tenha menos calorias, ajudando no emagrecimento ou controle do peso", 

Além disso, a famosa proteína whey protein, encontrada em abundância nesse queijo, contém o aminoácido BCAA, que é de fácil absorção e ajuda a reduzir gordura e evitar a perda muscular. De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, quem está com colesterol alto deve evitar o leite integral e os queijos amarelos, pois eles são ricos em gordura saturada

Já a escolha de queijos brancos com baixo teor de gordura (o cottage é um deles!) não têm nenhuma contra-indicação. A seguir, conheça todos os benefícios do cottage e as diversas de formas de inseri-lo em sua dieta. 

Ele é pouco calórico mesmo? Qual a quantidade recomendada? 

A principal preocupação de quem faz regime é saber quantas calorias (ou pontos) e gorduras têm os alimentos que vão ser consumidos. No caso do cottage, depende do tipo de leite que foi usado em sua fabricação. 

Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, existem dois tipos de queijo cottage: o que é feito com leite semi-desnatado (2% de gordura) tem o valor calórico de 90 kcal para cada 100 gramas - uma colher de sopa tem aproximadamente 30 gramas. O outro é feito com leite desnatado (1% de gordura) e tem o valor calórico de 70 kcal para cada 100 gramas. 

O especialista ainda alerta para a diferença entre a quantidade de gordura dos dois tipos de cottage. Se feito com leite desnatado, cada 100 gramas tem 1 grama de gorduras totais (0,63g de saturada; 0,28g de monoinsaturada e 0,09g de poli-insaturada). Se feito com leite semidesnatado, são 2 gramas de gorduras totais. 

Dentro do sistema da Dieta dos Pontos do programa do Dieta e Saúde, o queijo cottage, devido a sua baixa quantidade de calorias e gorduras, apresenta somente 1 ponto por fatia (30 gramas). A nutricionista chefe do programa alimentar, Roberta Stella, recomenda de 2 a 3 porções de leites e derivados por dia e dá a dica: "Pode consumir essa quantidade de cottage, inserindo também, leite desnatado e iogurtes durante o dia para atingir essa recomendação". 

Desfrute dos benefícios desse queijo! 

Pesquisas recentes revelaram que uma dieta pobre em cálcio pode aumentar a tendência ao ganho de peso. "Por isso, não devemos esquecer que o leite e derivados são excelentes fontes deste nutriente", ressalta o nutrólogo Navarro. 

"Outro benefício do leite e derivados é o fato de colaborarem para um bom desenvolvimento da flora prebiótica no intestino, que é responsável pela saúde intestinal, absorção de nutrientes (inclusive o próprio cálcio) e pela eficiência imunológica. E não devemos esquecer também da importância do cálcio para a saúde óssea e dentária", aponta o especialista. 

O cottage tem uma baixa quantidade de gorduras saturadas (gorduras relacionadas com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares). Assim, ele é uma excelente opção para a saúde, além de colaborar no controle do peso. 

Como colocá-lo na dieta? O cottage é um alimento versátil que pode ser ingerido das mais diferentes formas. É possível utilizá-lo em vários tipos de preparações como, por exemplo, recheios para sanduíches, tortas, patês e base de molhos,

Além disso, ele pode ser consumido em saladas, recheio de massas e tortas salgadas (com massas integrais, sempre que possível). 

Também existem formas menos usuais e muito saborosas de inseri-lo na dieta. Ele pode servir de recheio em panquecas, quiches e até em sobremesas, como por exemplo, creme de cottage com frutas vermelhas.

beijos

Carol Foltran


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Faça substituições que deixam os pratos mais leves e saudáveis


Diminuir a quantidade de alimentos que você põe no prato é a primeira mudança na hora de fazer dieta. Mas logo você vai perceber que ela não basta: para emagrecer mesmo, só substituindo alguns alimentos por outros.

A nutricionista Daniella Camargo, especialista em elaboração de dietas para pacientes com limitações alimentares, conhece as trocas que colaboram muito com a perda de peso, sem fazer quase nenhuma mudança em relação ao sabor dos pratos. "Pequenas mudanças no cardápio proporcionam uma alimentação e hábitos mais saudáveis, sem grandes impactos", explica a nutricionista. "Muita gente até se surpreende com os novos sabores". Confira algumas das mudanças que a nutricionista sugeriu para quem já está na fase dois da reeducação alimentar.

Arroz branco ou Integral
"O arroz integral conserva a película e o gérmen, onde está a maior parte dos nutrientes. Constituída por fibras insolúveis, que ajudam no trânsito gastrointestinal e também aumentam a saciedade, a película é retirada no arroz que, por isso, é mais pobre em nutrientes", explica a especialista. 

Leite integral ou desnatado 
O teor de gordura do leite integral é mais elevado em relação ao leite desnatado. "O leite integral é importante para crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento e para pessoas que não se preocupam com o sobrepeso. Já o desnatado possui somente 1% de gordura e calorias reduzidas á metade", diz Daniella Camargo.

Carne vermelha ou carne branca
"A carne branca, principalmente o peixe, tem menos gordura do que carne bovina e quase que a mesma quantidade de proteína", diz a especialista. A carne branca também possui alto valor biológico e boa absorção da proteína ingerida. Se preferir o frango ou as aves, em geral, não se esqueça de retirar a pele. 

Emagrecendo
As trocas de alimentos comuns pela versão mais saudável garante uma maior saciedade. "Normalmente, esses alimentos apresentam maior teor de fibras, o que garante maior saciedade e com redução calórica. A opção ajuda na redução de peso e no controle de diabetes e nível alto de colesterol, por exemplo", afirma a nutricionista.

Dica
Trocar os doces da sobremesa também é uma boa modificação quando o assunto é regime. "Se deixarmos o doce de lado e optarmos pelas frutas, ganhamos mais em vitaminas, minerais, fibras e hidratação. Os doces contêm uma quantidade muito alta de açúcar e gordura, sinalizando que realmente é melhor serem deixados de lado", finaliza.


beijos

Carol Foltran

A refeição evita os assaltos à geladeira e os lanches fora de hora!!!!!!!!!!!!!!!


Importância 

Cada refeição tem a sua importância, pois fornecem nutrientes diferentes e em quantidades importantes para que a alimentação do dia fique balanceada. O almoço é a segunda refeição principal do dia e não deve ser omitido. Ele irá fornecer energia para que possa seguir o dia desenvolvendo as atividades adequadamente. Muitas pessoas relatam que, à noite, sentem muita fome e cometem excessos nesse período. Normalmente, isso acontece quando o almoço foi deixado de lado. 

Receba dicas e todo o suporte para chegar ao peso dos seus sonhos.Comece agora sua Dieta com a ajuda do melhor Programa de Emagrecimento da Internet Brasileira. 

Alimentos
O almoço é uma refeição em que a variedade de alimentos fornece grande diversidade de nutrientes. Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais estão presentes nos alimentos típicos dessa refeição. Os carboidratos estão presentes nas massas, arroz, batata, legumes e frutas. As principais fontes de proteínas são as carnes e as leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico). As gorduras estão presentes nas carnes e no óleo utilizado para temperar os alimentos. As vitaminas e minerais estão em quantidades maiores nas verduras e legumes e, por isso, esses alimentos devem estar presentes diariamente no cardápio. 

Opções de alimentos 
Saber escolher os alimentos corretamente no almoço irá estimular a saciedade e, de quebra, fornecer poucas calorias, tornando a refeição adequada nutricionalmente e controlando o peso. Quanto mais simples as preparações, mais adequada será a refeição. Assim, optar pelos legumes cozidos, em vez de gratinados ou fritos, irá reduzir a quantidade de gorduras. Carnes grelhadas são menos calóricas do que as fritas, empanadas ou à parmeggiana. Arroz e feijão é a dupla nacional perfeita! Verduras temperadas com azeite, limão ou vinagrete estimulam o paladar. Para fechar a refeição com chave de ouro, a escolha perfeita é uma fruta da estação. Durante a refeição é permitida a ingestão de bebida, mas em pequena quantidade ? no máximo, um copo pequeno (200 mL), dando preferência para sucos naturais ou água.  



Exemplo de almoço

- 3 colheres (sopa) cheias de arroz cozido 
- 0,5 conchas média de feijão cozido 
- 1 filés médio de filé de peixe cozido 
- 1 colher (sopa) cheia de vagem cozida
- 1 colher (sopa) cheia picada de cenoura cozida 
- 3 colheres (sopa) cheias picada de rúcula
- 2 colheres (sopa) rasas de molho de iogurte 
- 1 fatia pequena de melão .



beijos

Carol Foltran

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Escolhas rapidas para um corpo saudável e com menos gorduras!!!!!!!!!!!!




beijos

Carol Foltran

Linhaça fortalece o coração e controla o colesterol e ajuda no controle de peso!!!!!!!!!!!!!!!!!


Já imaginou se existisse um alimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios, nas mais diversas fases da vida, ajudando na prevenção e combate de inúmeras patologias, do rejuvenescimento das células até mesmo prevenção e combate ao câncer? Pois acredite, esse alimento existe e atende pelo nome de linhaça.

Utilizada no oriente desde a antiguidade, essa pequena e poderosa semente já era sinônimo de proteção, estando presente nas tumbas do Egito, rituais religiosos e no tratamento de ferimentos. Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, pesquisas comprovaram a eficácia da semente do linho para proteger a saúde de quem a consome.

A nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais, orgânicos e para bem-estar, explica que a linhaça é riquíssima em componentes com efeitos benéficos à saúde: fibras, ômegas 3 e 6 (ácidos graxos), lignanas (fitoestrógenos), vitaminas A, E, B1, B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Com sabor que lembra a castanha, é uma opção sem glúten para fornecer esses nutrientes. Este alimento funcional é capaz de ajudar o sistema imunológico, reduzir o envelhecimento celular e diminuir o risco de algumas doenças.

A linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom).

Existem dois tipos de semente de linhaça: marrom e dourada. A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro e ao clima quente e úmido. Apresenta casca um pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos seus nutrientes. A linhaça dourada cresce em climas mais frios. Geralmente é importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom. "Estudos já demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça", explica Flávia Morais.

Dicas de Consumo

 Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal. Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las levemente em um liquidificador. Guardar em pote bem fechado, de preferência de vidro opaco, no refrigerador, e ao abrigo da luz por até três dias Também pode ser utilizada no último cozimento do feijão ou sopa.

Na rotina alimentar as sementes podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas. "Para aproveitar todos os benefícios que a linhaça oferece, as sementes devem ser trituradas. Elas podem ser adicionadas em sucos ou vitaminas, por exemplo. Outra opção é germiná-las. A farinha pode ser usada em receitas de pães e massas, em geral para aumentar sua quantidade de fibra", ratifica a nutricionista do Mundo Verde.

É possível também substituir o óleo ou gordura de uma receita por óleo de linhaça. Outra substituição interessante é trocar 1 ovo por 3 colheres (sopa) de linhaça, para dar liga ou consistência. Use em panquecas, bolos e bolinhos. Colocar 3 colheres de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água, deixar de molho por 4 horas e adicionar na receita em substituição ao ovo. Em geral, a ingestão recomendada de linhaça é de 3 colheres de sobremesa ao dia.

Principais Ações da Linhaça no Organismo

Ácidos Graxos: Destacam-se por seu potencial preventivo. Reduzem o colesterol total e o LDL, e a pressão arterial confirmando seu efeito cardioprotetor. O óleo de linhaça é fonte de ALA (ácido alfa linoléico) que previne a hipercolesterolemia, trombose e ainda reduz a agregação plaquetária. O ômega 3 inibe a formação de mediadores pró-inflamatórios. A ingestão do óleo é uma alternativa para o tratamento de deficiência lacrimal. Reduz a inflamação ocular, alivia, ainda, sintomas da artrite reumatóide, psoríase, esclerose múltipla e lúpus. Indicado para peles secas, manchas, acne, espinhas e eczema. Sua ação antioxidante, o faz potente contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico. Sua ação antioxidante, o faz potente contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico. É ainda coadjuvante no tratamento da depressão, melhora as funções mentais de idosos e de pessoas com problemas de conduta (esquizofrenia). Estudos demonstram que o ômega 3 presente na linhaça atua na prevenção de demência e mal de Alzheimer. O óleo de linhaça prensado a frio é fonte de vitamina E, uma vitamina antioxidante importante para manter a qualidade do óleo e evitar a oxidação/perda do ALA.

Lignanas: Desempenham importante papel no equilíbrio hormonal. Contribui para a manutenção da saúde óssea e também na redução de risco de câncer hormônio dependente. Auxiliam no combate aos sintomas da TPM e menopausa, e a prevenir o surgimento de câncer de mama. Também têm efeito protetor contra câncer de próstata. Pesquisas mostram que a linhaça é o principal alimento fonte de lignanas.

Fibras: Auxiliam no controle da glicemia e das taxas de colesterol sanguíneo, diminuindo o risco de diabetes e doenças coronarianas. Previnem e reduzem o risco de câncer coloretal e a incidência de obesidade. Ajudam na digestão e no bom funcionamento do intestino.

Proteínas: A proteína encontrada na semente de linhaça é uma boa fonte de arginina, glutamina e histidina, aminoácidos relacionados ao fortalecimento do sistema imunológico.

Para Todos os Gostos

Semente: Grão intacto, fonte de ômegas 3 e 6, lignanas e fibras. Para que estes nutrientes possam ser absorvidos deve ser triturada ou moída. Lembrando que os ômegas se oxidam facilmente, então depois de triturada a linhaça deve ser guardada em pote bem fechado, opaco e sob refrigeração por até três dias. A semente também pode ser germinada e adicionada a sucos verdes.

Farinha: É obtida através das sementes de linhaça moídas. Boa fonte de fibras. Se a farinha for parcialmente desengordurada, terá menor teor de ômegas 3 e 6 (gorduras) e de lignanas se comparada à semente inteira.

Óleo: É extraído da prensa das sementes de linhaça, rico em ômega 3 e ômega 6. Prefira os 100% integrais e naturais, obtidos por uma única prensagem a frio, sem aditivos ou solventes. A exposição ao calor, à luz e ao oxigênio provoca oxidação dos óleos, por isso é importante escolher os não refinados embalados em garrafas à prova de luz (opacas).

Cápsulas: Uma forma de suplementar a dieta com ômega 3. O óleo de linhaça é encapsulado, tornando mais prática sua administração. Como qualquer alimento encapsulado, precisa de registro no Ministério da Saúde que garanta sua qualidade. 

A linhaça ainda pode ser encontrada na composição de barras de cereais, biscoitos, bolos, granolas.


beijos


Carol Foltran