É a partir do 30 anos que os hormônios e metabolismo começam a gerar mais transformações no corpo. E uma das dicas para regular tais mudanças é se alimentar da maneira correta em cada idade. Para cada faixa etária existem alguns segredinhos importantes a serem seguidos.
Aos 30…
“Os alimentos funcionais e coloridos, como os verde-escuros (brócolis, couve), vermelhos (tomate, morango e melancia) e alaranjados (mamão, cenoura, abóbora), são ricos em vitaminas e minerais. Se houver osteoporose na família, é bom checar a necessidade de suplemento de cálcio a partir do exame de densitometria óssea.”
Aos 40…
“O sistema digestivo fica mais lento, então é preciso dar uma mãozinha: fracionar as refeições com intervalos de três horas, mastigar várias vezes, diminuir o consumo de carne vermelha. Se a ingestão de vitaminas não for suficiente, os médicos costumam indicar complexos vitamínicos específicos.”
Aos 50…
“Força nas fibras, presentes em pães, macarrão e arroz integrais. Recomenda-se ingerir no mínimo 500 mg de vitamina C por dia.”
Aos 60…
“Com a passagem do tempo, as reservas de líquidos no corpo diminuem, assim como a sensação de sede. A dica é consumir de três a cindo frutas por dia de cores diferentes. E a água de coco é uma grande aliada para manter o corpo hidratado.”
Aos 70…
“Além de manter uma dieta equilibrada com ingestão de frutas, legumes, carboidratos e complexos integrais, atenção à hidratação. Muita água, sucos, água de coco. E evitar doces, por causa do diabetes. Intervalos de três horas a cada refeição mantêm estáveis os níveis de glicêmicos.”
beijos
Carol Foltran
Nenhum comentário:
Postar um comentário