domingo, 21 de abril de 2013

Alimentação como potencializador dos resultados do Pilates!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


O Pilates, método criado pelo alemão Joseph Pilates, ganhou popularidade no Brasil e invadiu as academias e estúdios dos grandes centros.

É um método que combina arte e ciência e a sua intenção é promover o desenvolvimento equilibrado da mente e do corpo, garantindo condicionamento físico e podendo alongar, tonificar e ainda corrigir defeitos musculares. 

Este método possui como princípios básicos a respiração, a concentração, o controle, a fluidez, a precisão e a centralização. As atividades são iniciadas em níveis de menor grau de dificuldade e depois vão progredindo através de elementos moduladores.

Tipos de Pilates
Há dois tipos de Pilates:

- Com aparelhos: você conta com a ajuda das molas, da cama, das empunhaduras, esses recursos auxiliam a realizar certos movimentos
- O de solo, também conhecido comom Mat Pilates: você depende da força do próprio corpo para realizá-los: o centro dos movimentos, no abdome e na coluna lombar.

Benefícios do Pilates

- Aumenta a resistência física e mental;
- Alongamento e maior controle corporal;
- Correção postural;
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Melhora da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
- Fortalecimento dos órgãos internos;
- Aumento da concentração;
- Trabalha a respiração;
- Promove relaxamento.

E como toda atividade física, o Pilates não é diferente. Há um gasto calórico elevado - cerca de 500kcal por aula - mas a perda de peso não é o objetivo principal deste método. Portanto, para o praticante que procura emagrecer é importante associar ao pilates um programa nutricional, capaz de lhe garantir energia e força para o seu dia a dia e ainda sobrar para as aulas. É preciso então, ter uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis, para garantir um bom desempenho na atividade física e deixar os problemas que afetam a imunidade bem longe.

Dicas de alimentação para o Pilates

- A fruta torna-se um dos alimentos mais recomendados para os praticantes de Pilates, pois gasta pouca energia para ser digerida e dá retorno máximo de energia que o seu corpo precisa;
- Proteína: ajuda na construção muscular, porém deve ser consumida com orientação personalizada, pois o consumo excessivo pode prejudicar o metabolismo;
- Probióticos: beneficiam o funcionamento do corpo, pois atuam sobre o equilíbrio intestinal. Pode ser encontrado em leites fermentados e iogurtes;
- Consumir alimentos ricos em vitaminas C e E pois são antioxidantes e necessários para evitar o desgaste do organismo, podendo ajudar a reduzir as lesões oxidativas causadas pelo exercício;
- Fibras alimentares: ajudam na manutenção e regulação do intestino e desempenham papel importante na ativação do sistema imune;
- Peixes como o salmão e a sardinha contêm ômega 3, que ajuda na diminuição do risco de doenças cardiovasculares;
- Aveia e cereais integrais ajudam na diminuição do colesterol LDL que, em quantidades elevadas, faz mal ao organismo;
- Beber bastante água durante todo o dia e fazer uma dieta equilibrada, com quantidades adequadas de calorias e nutrientes com um plano alimentar personalizado.


beijos

Carol Foltran
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