quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pães que parecem ser integrais mais não são!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Sabe aquele pão que você come de consciência limpa, crente que é integral ? Pois bem, na MAIORIA das vezes, ELE NÃO É.
A questão é que, no Brasil, pra uma empresa chamar de “integral” um produto, basta ele ter alguma quantidade desta farinha - mesmo que muito pequena. Então, como saber que pão comprar e comer?

A resposta é muito fácil: vá direto pra lista dos INGREDIENTES. Se o 1º deles for “farinha de trigo enriquecida com ácido fólico”, este pão NÃO é integral!
Isso porque é obrigatório listar os ingredientes de acordo com a sua quantidade, em ORDEM DESCRESCENTE.

Agora você já pode comprar aquele cujo 1º ingrediente seja “farinha de trigo (ou de centeio) INTEGRAL”, assim você garante que a maioria do pão seja integral. Mas o ideal mesmo é que ele seja 100% integral. E ele existe! Sua embalagem estará estampada “100% integral”, mais facilmente encontrado em casas de produtos saudáveis. Esse sim é constituído unicamente de farinha integral.

PARA ENTENDER MELHOR:
De acordo com as medidas adotadas pelos órgãos reguladores americanos, no Brasil isso ainda não existe, a massa do Pão Integral deve conter um mínimo de 51% de farinha não refinada.
Veja a seguir como medir a quantidade de fibra.
Por exemplo: Até 1,3 gramas de fibra alimentar por porção pode ser considerado pão branco. Acima de 3,4 gramas, por porção, integral.




beijos

Carol Foltran

Nenhum comentário: