quinta-feira, 26 de julho de 2012

Maiores informações sobre o balão!!!!!!!!!!!!


Estudo publicado pela revista científica The Lancet este ano relata que a obesidade atinge uma a cada dez pessoas em nível mundial. Gerada por fatores metabólicos e de hábitos de vida cada vez mais inapropriados, o problema já é considerado uma epidemia.

Frente ao leque de procedimentos para conter o avanço da obesidade, o balão intragástrico – método endoscópico baseado na introdução de um balão de silicone que preenche parte do espaço do estômago destinado ao alimento-, é uma opção para auxiliar a perda de peso.
Proporcionando a redução do excesso de peso, o balão é parte de um programa de emagrecimento 360º, em que à nutrição balanceada, atividades físicas e bem estar, somam para que o indivíduo mantenha suas conquistas para toda a vida.

Tendo a nutrição como peça-chave, o programa mostra que é possível comer bem, de forma prazerosa, ainda que em menores proporções. O nutricionista especialista no tratamento com balão intragástrico, Gabriel Cairo, cita que nenhum método é milagroso, mas sim um impulsionador do emagrecimento. Por isso é preciso que o paciente assuma o compromisso de todo o programa, vendo os limitadores da alimentação não como um problema, mas um aliado para o seu objetivo de emagrecimento.

O tempo necessário para mudança de hábitos é o dobro do tempo de emagrecimento, período este chamado de vigia. Segundo Cairo, a maioria dos indivíduos não sabe a diferença entre fome, vontade e saciedade, o que é aprendido durante o processo de emagrecimento. Neste período, o paciente aprende a evitar, no longo prazo, o consumo de elementos hipercalóricos, como as gorduras saturadas, o álcool e refrigerantes. Em paralelo, é estimulado a consumir mais fibras, grãos, vitaminas, minerais e proteínas, enxergando neles não apenas uma obrigação, mas uma opção também saborosa.

O nutricionista conclui que “fome o paciente não sentirá. O que pode sentir é vontade de comer, muitas vezes por impulsão dos hábitos que vinha seguindo até então. Por isso o papel do nutricionista é importante para reorganizar a rotina alimentar, orientar a ingestão de alimentos mais saudáveis de uma forma sustentada, e até mesmo gostosa, para que este hábito seja levado para o resto da vida”.

Gabriel ainda destaca que o método do balão não causa desnutrição ou perda de vitaminas essenciais para o organismo, não sendo necessária reposição extra, via suplementos. “O programa alimentar dos portadores de balão é bem balanceado, contendo uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, em doses fracionadas ao longo do dia”.

Os alimentos sugeridos dentro de proporções específicas, além de fontes de vitaminas, também desempenham papel funcional no programa, como os exemplos que profissional cita a seguir:

• Leite desnatado – ótima fonte para a suplementação óssea pela maior concentração de cálcio, também ajuda na sensação de saciedade. Tem baixo teor de gordura, que somado ao cálcio, auxilia no emagrecimento. O ideal é consumir pelo menos três copos por dia.

• Vitamina C – laranja/acerola etc. – tem efeito antioxidante e ajuda a eliminar a gordura.

• Aveia – rica em fibras solúveis, que auxiliam no funcionamento intestinal e posterga a fome.

Cairo salienta a importância de comer a cada três horas, completando pelo menos seis refeições diárias, de pequenas proporções, mastigando mais de 20 vezes cada porção. 

O objetivo é comer antes de sentir fome, digerir com mais facilidade e transmitir saciedade ao organismo a cada refeição.

beijos

Carol Foltran

5 comentários:

ELMA disse...

Gostei das informações!!

Unknown disse...

Que bom fico feliz tem mais informações em duvidas sobre o balão que postei hoje de uma olhada....

beijos

Carol Foltran

Roseleine disse...

Olá!
Deparei-me com blog a poucos dias...e realmente estou descobrindo um outro lado...que não achei que fosse possível...
Estou pensando seriamente em tentar esse balão viu...e com td que tenho lido, só estou ficando mais animada, pois cansei de remédios e do efeito sanfona...
Parabéns!

Anônimo disse...

Olá =)
Carol, estou no mesmo momento que a Rose Ferreira ai, cada dia que passa estou mais decidida a colocar o balão.Ja fui ao medico para me dar mais segurança e metade de janeiro irei fazer. Acho importante que pessoas como você, deem seu depoimento para animar e encorajar outras pessoas. Obrigada por expor sua vida assim e nos incentivar..assim q eu tiver resultados vou te contar por aqui também ;) Super beijo Cassia Nadaline Taborda (Francisco Beltrão-PR)

Unknown disse...

Obrigada meninas, tomara que vcs consigam o que desejam pode contar comigo sempre, e com o blog tb.....

beijos

Carol Foltran