sábado, 28 de julho de 2012

Tratamentos para varizes!!!!!!!!!!!!!!!!


As varizes  afetam mais as mulheres devido aos hormônios femininos que resultam na dilatação das veias, em especial a progesterona.
As varizes geram muito desconforto como, por exemplo, dor ao ficar em pé, incômodo ao permanecer deitado, situação constrangedora ao usar uma saia mais curta.
No entanto, existem tratamentos eficientes para as varizes. Tanto para acabar com as varizes mais profundas ou com os vasinhos.
No caso de varizes muito profundas que causam dores, sensação de peso e inchaço nas pernas é necessário tratamento cirúrgico. Agora as mais superficiais são tratadas com esclerose (processo de secagem dos vasos).
O aparecimento de varizes pode ser devido a tendência  genética, ou também a outros fatores como o uso de anticoncepcional à base de hormônios, sedentarismo, gravidez, menopausa, obesidade e envelhecimento.
N entanto, a alimentação pode ajudar a evitar o aparecimento de novas varizes, visto que aobesidade, por exemplo, torna mais difícil o retorno venoso do sangue para o coração e desencadeia varizes. Assim, como também o consumo de sal deve ser restrito, o que evita o aumento de pressão nos vasos e o acúmulo de líquido no tecido.
No caso dos vasinhos, estes são veias mais finas e superficiais. No entanto, ele é um aviso de que existe uma pressão maior nos vasos dos membros inferiores podendo levar ao surgimento de vasos de calibre maior (varizes).
Os tratamentos existentes são : cirurgia, para os vasos de maior calibre, esclerose para vasos mais superficiais, com uso de um agente esclerosante (glicose, polidocanol, por exemplo) que faz as paredes dos vasos se unirem umas nas outras e tem também o tratamento a laser para secar os vasinhos.
Os tratamentos são feitos da seguinte forma:
Esclerose: aplicações com pequenas injeções de glicose e anestésico em vasos pequenos (telagiectasias e algumas microvarizes)
Laser através de pele: o mais usado é o Nd-YAG 1064 nm, principalmente para telagiectasias.
Laser endovascular (por dentro do vaso): usado para vasos maiores.
Cirurgia: usado para vasos maiores, consiste em mini-incisões com pinçamento e ligadura dos vasos.
Para evitar o aparecimento de novas varizes deve-se evitar anticoncepcionais via oral, não fumar, praticar atividade física, usar meias elásticas em caso de pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou de pé.

beijos

Carol Foltran



Nenhum comentário: