sexta-feira, 27 de julho de 2012

Varizes o que é e formas de prevenir !!!!

As varizes das pernas são veias doentes que se dilatam de forma anormal e aparecem na pele das pernas de forma alongada e tortuosa. Existe uma tendência hereditária para as pessoas apresentarem varizes, mas alguns fatores podem desencadear o aparecimento ou a piora do quadro de varizes. Um dos principais é a gravidez. Outro muito importante é o uso de anticoncepcionais. Ficar muito tempo na posição em pé ou sentada também provoca varizes. Portanto, pessoas que ficam em pé paradas, ou sentadas durante muito tempo, usam anticoncepcional ou tiveram várias gestações e que apresentam a tendência hereditária, têm uma forte possibilidade de desenvolver o problema.


Os tipos de varizes: primárias e secundárias
Existem dois tipos de varizes; as chamadas primárias, que surgem por uma tendência hereditária e as chamadas secundárias que surgem por doenças adquiridas no decorrer da vida e são de tratamento mais difícil. As mais comuns são as varizes primárias que aparecem nas pernas como linhas vermelhas e azuis de diversos tamanhos e apresentam uma conotação antiestética muito importante.

As varizes e as mudanças de comportamento
A mudança de costumes das últimas duas décadas, principalmente o uso de vestimentas como mini-saia na mulher, estimularam a preocupação pelo cuidado com as varizes dos membros inferiores, particularmente no Brasil. A preocupação da mulher brasileira com o corpo aliado à necessidade de utilizar roupas leves em virtude do nosso clima tropical são fatores fizeram aumentar a procura por tratamentos cada vez mais eficientes, mas também, mais confortáveis para resolver o problema das varizes.

A origem das varizes
Existem dois tipos de veias nos membros inferiores, as veias superficiais que ficam na camada de gordura sob a pel, e que podem ser visíveis e existem as veias profundas que ficam no meio da musculatura da perna e não são visíveis; existem ainda as veias comunicantes, que ligam as veias superficiais e profundas. As veias normalmente têm estruturas anatômicas denominadas válvulas que permitem que o sangue vá das pernas ao coração mesmo contra a ação da gravidade. As válvulas permitem ao sangue ir sempre da veia superficial para a profunda, através da veia comunicante, e impedem que o sangue faça o caminho errado mesmo quando a pessoa está de pé ou sentada. Quando essas válvulas estão doentes acontece, então, uma inversão no caminho do sangue, que passa a ir de cima para baixo e da veia profunda para a superficial. Este fato provoca um aumento do volume de sangue dentro da veia superficial, ocorrendo o processo de dilatação e aparecimento das varizes.



Ficar em pé e sentado são as posições que mais favorecem o aparecimento de varizes
O aparecimento de varizes é favorecido quando uma pessoa fica em pé ou sentado por longos períodos. Nessas posições existe uma dificuldade natural (força contraria da gravidade) para que o sangue retorne ao coração e é justamente quando as varizes aparecem. Quando a pessoa esta em movimento, a contração dos músculos da perna impulsiona o sangue para cima evitando o aparecimento de varizes e quando estamos deitados o coração fica no mesmo nível da perna, o que facilita o retorno do sangue, se estivermos com os pés elevados, o coração fica para baixo e os pés para cima e o retorno sanguíneo então é muito favorecido.

As varizes podem se apresentar de vários tamanhos, desde os vasinhos da pele até as grossas veias
Quando as veias maiores da superfície se dilatam, temos o aparecimento das grandes varizes, chamadas de grosso calibre. Quando são ramos destas veias que se dilatam, ou na fase inicial da doença, temos as chamadas microvarizes, que são trajetos azulados vistos sob a pele. Quando são as veias da própria pele que se dilatam, temos os vasinhos, cujo nome técnico é telangiectasia. As veias safenas são as veias superficiais principais, e estão envolvidas no processo de aparecimento de varizes. Existem duas veias safena em cada perna, a safena magna e a safena parva. Existe comunicação entre as varizes, microvarizes e "vasinhos", tudo ocorre como se fosse uma rede, que transmite a pressão do volume de sangue. Quem dilata primeiro é a veia da pele, que têm a parede mais fraca e aparece então o "vazinho". Depois dilatam-se as microveias e aparecem as microvarizes e por último dilatam-se as veias superficiais maiores levando ao aparecimento das varizes.



Prevenção de Varizes
Sempre que possível deve se evitar o sol e o calor. O sol, sauna, banhos muito quentes e demorados provocam o aquecimento da pele e a passagem de uma maior quantidade de sangue pelos vasos da pele. Se uma maior quantidade de sangue passa pelos vasos superficiais eles se acomodam a essa situação e se dilatam sendo um fator que favorece o aparecimento de vasinhos nas pessoas que são predispostas. Evitar sauna, evitar banhos muito quentes e demorados, evitar exposição ao sol da praia são medidas úteis. Quando estiver exposto ao calor da praia ou da piscina deve-se ter o cuidado de entrar na água a cada 15 ou 20 minutos para evitar que a perna fique muito quente. Deve-se evitar banho de sol e nunca passar das 10 horas da manhã, horário em que os raios térmicos prejudiciais passam a ser mais freqüentes. Evitar o excesso de peso é outra medida saudável. O excesso de peso sobrecarrega a circulação e provoca o aparecimento de varizes. Ter bons hábitos alimentares é saudável para todo o corpo.
O excesso de peso também provoca celulite que está associada as microvarizes e telangiectasias (vasinhos). A realização de exercícios físicos melhora a força muscular das pernas e, portanto melhora a circulação de retorno. Os melhores exercícios são andar, correr e nadar. Evitar o uso de anticoncepcionais hormonais é outra medida importante contra as varizes. Os hormônios femininos (pílulas, tratamento de menopausa, reposição hormonal) retêm líquidos e aumentam a pressão dentro das veias, também amolecem as paredes dos vasos e são um dos principais fatores desencadeantes de varizes. Deve-se evitar ficar sentado ou em pé por longos períodos de tempo. Lembre-se que as varizes surgem quando se está em pé ou sentado e não aparecem quando se está deitado ou em movimento. Quando por motivos profissionais ou sociais for necessário ficar muito tempo parado, sentado ou em pé (no trabalho, em festas, em viagens longas), deve-se movimentar os pés, como se estivesse acelerando um carro. Este movimento do tornozelo, chamado de dorso-flexão, faz a musculatura da panturrilha se contrair ritmicamente, colocando em ação o "coração periférico", o que faz a circulação funcionar e evita varizes. O salto alto faz com que a musculatura da perna fique permanentemente contraída, sem o movimento rítmico, o que dificulta a circulação venosa. O uso do salto alto em ocasiões especiais não chega a ser prejudicial, mas o seu uso rotineiro certamente pode colaborar para o aparecimento de varizes.



Agora que ja sabemos um pouco mais sobre mais este mal que nos atingi as varizes , temos também como prevenir ela , então vamos la pessoal com força para prevenir ela, e que ja tem varizes, vou colocar depois aqui tratamentos que sei que são otimos para varizes, e quem sabe ache um que seja bom para você e caiba em seu bolso, e deixar suas pernas lisinhas novamente....


beijos


Carol Foltran

Nenhum comentário: