sexta-feira, 28 de março de 2014

DIETA SEM GLUTÉN


Como funciona a Dieta sem Glutén?

Dieta sem Glutén
Na dieta sem glúten é necessário substituir os alimentos que contenham o glúten por produtos sem essa proteína, como é o caso do arroz e seus derivados (farinha de arroz), milho e seus derivados (farinha de milho, fubá e amido de milho), batata (fécula de batata), mandioca (farinha de mandioca, polvilho azedo, polvilho doce).
O glúten é uma proteína vegetal, presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, no malte, e em todos os produtos que utilizam um desses ingredientes em seu preparo, como é o caso de bolos, pães, pizza, bebidas fermentadas como a cerveja.
Atualmente, pessoas que não são portadoras da doença celíaca (que causa intolerância à proteína) estão excluindo o glúten da alimentação com a finalidade de emagrecimento. É importante esclarecer que o glúten isoladamente não é responsável pelo aumento de peso, e sim o consumo excessivo de alimentos que o contenham, como é o caso de pães, biscoitos, pizzas e bolos. Sendo assim, essas pessoas que emagrecem retirando o glúten da alimentação não estão emagrecendo pela exclusão dessa proteína, e sim, porque o consumo de calorias está menor.

Vantagens da Dieta sem Glutén
Segundo o CRN (Conselho Regional de Nutricionistas) essa dieta só deve ser seguida por pessoas portadoras da doença celíaca, na qual há uma intolerância do organismo em relação ao glúten, o que pode ocasionar lesões na parede intestinal que pode resultar em deficiência na absorção de nutrientes.

Desvantagens da Dieta sem Glutén

Não existem evidências cientificas que comprovem que a exclusão dessa proteína por pessoas que não possuam a intolerância ao glúten favorecerá o emagrecimento.

Dieta sem Glutén x Balão Intragástrico

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?
    Dieta sem Glutén: A proposta dessa dieta é a retirada de todos os alimentos que contém o glúten em sua composição, como pães, bolos, biscoitos, torradas, massas e bebidas fermentadas. Como a dieta implica em fazer restrições alimentares, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio.
    Balão Intragástrico: Com o Balão Intragástrico você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação. Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.
  • É fácil de seguir?
    Dieta sem Glutén: A retirada do glúten da dieta impacta diretamente nas suas escolhas alimentares, afinal itens que geralmente fazem parte das suas refeições precisarão ser excluídos. Esse tipo de restrição somente é recomendado para pessoas que possuem doença celíaca em que o corpo não realiza digestão do glúten. Se você não possui a doença, por que restringir sua alimentação desta forma?
    Balão Intragástrico: Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.
  • O que terei a minha disposição?
    Dieta sem Glutén: Como na maioria das dietas restritivas, você conta com a lista de alimentos que é preciso excluir do cardápio. Você não tem ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso de modo correto.
    Balão Intragástrico: Quando se coloca o Balão Intragástrico você (na maioria dos casos) contratou uma equipe multidisciplinar (equipe recomendada, médico, nutricionista, psicologo, preparador físico) a qual lhe dará todo o apoio ao seu processo. Desta forma você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!
  • O que vou comer?
  • Dieta sem Glutén: Na Dieta sem Glúten o consumo de importantes fontes de carboidratos como pães, massas, doces, biscoitos, bolos é restrito. Estes alimentos devem ser substituídos por arroz, milho, batata e mandioca.
    Balão Intragástrico: Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Isso não faz bem para o seu corpo e nem para seu humor. Com o Balão Intragástrico você é quem decide o que vai comer. E ele lhe ajudará a mostrar a quantidade ideal.
Postar um comentário