terça-feira, 27 de novembro de 2012

O que é betaterapia e para que ela serve?????????????????


O que é betaterapia? 

A betaterapia consiste em irradiar muito superficialmente a nova cicatriz da retirada cirúrgica de quelóide, por meio de uma placa radioativa contendo átomos de estrôncio. A aplicação da betaterapia geralmente é iniciada após 24 a 48 horas da cirurgia. Esse procedimento visa diminuir a formação de fibras colágenas, que é a base do "cimento da cicatriz", e que está muito aumentado no quelóide. 




Quando a infiltração é indicada e quais são as suas contra-indicações? 

A infiltração (injeção intralesional de corticóide, ou seja, injetar o medicamento dentro de um tecido ou lesão) é indicada no quelóide em atividade clínica (vermelhidão, coceira, dor ou em crescimento). O corticóide de escolha chama-se acetonido de triancinolona. A infiltração é contra-indiciada em quelóide inativo (atrofiado e sem sintomas), ou que apresentem ulcerações com ou sem infecção associada, e em quelóide com excesso de "vasinhos" (telangectasias). 

A infiltração tampouco deve ser realizada em cicatriz hipertrófica, porque o corticóide afrouxando intensamente o grau de compactação das fibras de colágeno pode causar alargamento da cicatriz, resultando numa cicatriz mais plana, porém espraiada e de aspecto atrófico e inestético. 

beijos

Carol Foltran

Nenhum comentário: