quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Aulas de Jump pode causar Varizes ????????


 Os portadores de veias varicosas (varizes) têm como queixa principal o desconforto estético. Os sintomas evoluem para dor, peso, cansaço, queimação, inchaço e nos casos de doença venosa mais avançada  pode ocorrer   a formação de feridas.
Aula de jump não causa varizes, ao contrário pode ajudar na prevenção a medida que exige um trabalho contínuo dos músculos da perna, favorecendo o fortalecimento deles e tornando-os mais eficientes nessa função de bobear o sangue para cima. Contudo é possível que algumas pessoas notem o aparecimento de varizes após iniciarem o treinamento com jump. Isso ocorre pois já havia uma predisposição para o aparecimento das varizes, as válvulas já não estavam funcionando muito bem e o aumento no fluxo de sangue causado pela prática do exercício também aumentou o refluxo, como expliquei acima, fazendo com que aparecessem as varizes.
Respondendo à tão esperada questão:  quem tem varizes pode fazer aula de jump?
De acordo com o que o Dr. José de Amorim Andrade explica , quem tem varizes pode  fazer aula de jump!!! Como também já foi falado aqui, inúmeras vezes, o impacto gerado ao saltar no jump é menor do que aquele gerado ao saltar no chão. Ele equivale a aproximadamente ao impacto da corrida, segundo estudos biomecânicos em plataforma de força. Sendo assim saltar no jump é melhor, para quem tem varizes, do que pular corda, por exemplo.
Apesar dos exercícios feitos nas aulas de jump representarem um contribuição negativa para aqueles que já têm varizes o Dr, José explica que sempre sugere a utilização de meias elásticas apropriadas, pois elas auxiliam no funcionamentos das válvulas. De qualquer forma ele alerta: “As meias elásticas devem ser prescritas por profissional experiente. Adquiri-las de forma aleatória em lojas especializadas pode representar um risco na medida em que essas meias devem respeitar critérios de medida, tamanho, pressão, etc.”

beijos
Carol Foltran

Postar um comentário