quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Substitua o queijo amarelo pelo cottage!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O cottage está cada vez mais na lista de indicações dos nutricionistas. Com poucas calorias e gorduras, ele pode ser um grande amigo do seu regime. "A menor quantidade de gorduras do cottage faz com que ele tenha menos calorias, ajudando no emagrecimento ou controle do peso", 

Além disso, a famosa proteína whey protein, encontrada em abundância nesse queijo, contém o aminoácido BCAA, que é de fácil absorção e ajuda a reduzir gordura e evitar a perda muscular. De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, quem está com colesterol alto deve evitar o leite integral e os queijos amarelos, pois eles são ricos em gordura saturada

Já a escolha de queijos brancos com baixo teor de gordura (o cottage é um deles!) não têm nenhuma contra-indicação. A seguir, conheça todos os benefícios do cottage e as diversas de formas de inseri-lo em sua dieta. 

Ele é pouco calórico mesmo? Qual a quantidade recomendada? 

A principal preocupação de quem faz regime é saber quantas calorias (ou pontos) e gorduras têm os alimentos que vão ser consumidos. No caso do cottage, depende do tipo de leite que foi usado em sua fabricação. 

Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, existem dois tipos de queijo cottage: o que é feito com leite semi-desnatado (2% de gordura) tem o valor calórico de 90 kcal para cada 100 gramas - uma colher de sopa tem aproximadamente 30 gramas. O outro é feito com leite desnatado (1% de gordura) e tem o valor calórico de 70 kcal para cada 100 gramas. 

O especialista ainda alerta para a diferença entre a quantidade de gordura dos dois tipos de cottage. Se feito com leite desnatado, cada 100 gramas tem 1 grama de gorduras totais (0,63g de saturada; 0,28g de monoinsaturada e 0,09g de poli-insaturada). Se feito com leite semidesnatado, são 2 gramas de gorduras totais. 

Dentro do sistema da Dieta dos Pontos do programa do Dieta e Saúde, o queijo cottage, devido a sua baixa quantidade de calorias e gorduras, apresenta somente 1 ponto por fatia (30 gramas). A nutricionista chefe do programa alimentar, Roberta Stella, recomenda de 2 a 3 porções de leites e derivados por dia e dá a dica: "Pode consumir essa quantidade de cottage, inserindo também, leite desnatado e iogurtes durante o dia para atingir essa recomendação". 

Desfrute dos benefícios desse queijo! 

Pesquisas recentes revelaram que uma dieta pobre em cálcio pode aumentar a tendência ao ganho de peso. "Por isso, não devemos esquecer que o leite e derivados são excelentes fontes deste nutriente", ressalta o nutrólogo Navarro. 

"Outro benefício do leite e derivados é o fato de colaborarem para um bom desenvolvimento da flora prebiótica no intestino, que é responsável pela saúde intestinal, absorção de nutrientes (inclusive o próprio cálcio) e pela eficiência imunológica. E não devemos esquecer também da importância do cálcio para a saúde óssea e dentária", aponta o especialista. 

O cottage tem uma baixa quantidade de gorduras saturadas (gorduras relacionadas com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares). Assim, ele é uma excelente opção para a saúde, além de colaborar no controle do peso. 

Como colocá-lo na dieta? O cottage é um alimento versátil que pode ser ingerido das mais diferentes formas. É possível utilizá-lo em vários tipos de preparações como, por exemplo, recheios para sanduíches, tortas, patês e base de molhos,

Além disso, ele pode ser consumido em saladas, recheio de massas e tortas salgadas (com massas integrais, sempre que possível). 

Também existem formas menos usuais e muito saborosas de inseri-lo na dieta. Ele pode servir de recheio em panquecas, quiches e até em sobremesas, como por exemplo, creme de cottage com frutas vermelhas.

beijos

Carol Foltran


Postar um comentário