quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Alimentação que ajuda nossa pele no Inverno !!!!!!

Não tem jeito, nossa pele sofre em todas as estações do ano, mas é nas baixas temperaturas que as alterações ficam mais visíveis.

Por conta do frio excessivo a pele costuma ficar bem desidratada, por isso, nada melhor do que apostar em uma hidratação profunda e, claro, umaalimentação saudável. Não acredita que esses pequenos cuidados podem ajudar no cuidado com a pele?
Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Carolina Marçon, não adianta apostar em creminhos miraculosos e deixar a alimentação de lado na hora de hidratar a pele. "É fundamental a ingestão de legumes, hortaliças e frutas, fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres. As frutas ricas emvitamina C, como o morango, a framboesa, a laranja, a mexerica, o limão, a cereja entre outras e vegetais, como o brócolis, o repolho, a cenoura entre outros são exemplos de alimentos para a estação. A escolha se dá pela riqueza de antioxidantes destes alimentos, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento", afirma.
A médica explica que a soja é outro importante alimento a ser incluído na dieta para auxiliar na hidratação da pele. "A pele possui receptores para as isoflavonas, substâncias presentes na soja que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Além da soja, as castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, são importantes aliadas para manter a pele saudável e bonita."
Apesar de ficar erroneamente em segundo plano durante os dias frios, a ingestão de água é extremamente importante para manter o organismo e pele hidratadas. "No inverno as pessoas acabam deixando de beber água e isso prejudica a hidratação da pele. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica", ressalta Carolina. Agora, se você não é muito fã de água, uma boa alternativa é incluir os chás claros e de frutas no seu dia a dia. De acordo com a nutricionista Roberta Silva, uma boa alternativa é dividir a quantidade diária recomendada, bebendo um litro de água e um litro do chá de sua preferência.
Carolina ainda lembra que os óleos de peixe e de prímula também são indicados como coadjuvantes no cuidado da pele, pois possuem ação anti-inflamatória. "O óleo de peixe, mais conhecido como ômega 3 tem efeitos benéficos e comprovados no tratamento de doenças inflamatórias da pele. Já o óleo de prímula possui ácido graxo poliinsaturado que é envolvido diretamente na síntese de ceramidas da pele, isto é, na produção de lipídeos responsáveis por manter a pele hidratada, íntegra e protegida", comenta a dermatologista. Por não serem produzidos naturalmente pelo organismo, os ácidos graxos poliinsaturados precisam ser ingeridos pela alimentação diária. Por isso, os peixes como o atum, o salmão e a sardinha não devem faltar na dieta.
Outra dica da médica para manter uma pele viçosa até mesmo durante as baixas temperaturas é evitar alimentos gordurosos, industrializados e de alto índice glicêmico. Reduzir ou mesmo evitar o consumo excessivo de açúcar é bastante aconselhável, pois seu efeito nocivo sobre o sistema digestivo piora a oleosidade cutânea. "É muito comum aumentarmos o consumo desses tipos de alimento no inverno. O chocolate, por exemplo, principalmente o branco e o ao leite contém açucares, gordura em grandes quantidades, podendo favorecer o aumento da oleosidade da pele, e consequentemente o aparecimento de cravos e espinhas", complementa a médica.
Quer manter a pele jovem e bonita por mais tempo? Confira as dicas da dermatologista e saiba como protegê-la não só no inverno, mas o ano inteirinho.
- evite banhos quentes, prolongados e o uso de buchas, pois removem a camada que protege a pele e que ajuda a mantê-la hidratada;
- hidratação é essencial e deve ser mais intensa no inverno, por isso opte por produtos à base de ureia, lactato de amônio, ceramidas, etc.
- evite produtos com muito perfume, pois podem irritar e ressecar ainda mais a pele;
- a aplicação dos hidratantes deve ser feita preferencialmente após o banho, quando a pele ainda está úmida, pois isso aumenta o poder de hidratação do produto;
- beba pelo menos dois litros de água diariamente, mesmo se não tiver sede.
- não esqueça o protetor labial: os lábios também sofrem com a ação do frio e podem rachar e até ficar feridos;
- não deixe de usar o protetor solar diariamente: mesmo nos dias nublados e frios as radiações estão presentes e podem causar danos à pele.

beijos

Carol Foltran

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