sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Alimentos que ajudam a segurar a fome !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


ABACAXI - Rico em fibras, o abacaxi mantêm o estômago ocupado na digestão por mais tempo. Possui várias vitaminas e mineirais para manter o equilíbrio do organismo.
AVEIA - As fibras da aveia se expandem no estômago. Depois, são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, que prologam a saciedade.
PÃO INTEGRAL – Os pães e massas integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo.
OVO  - Fonte de proteína – nutriente que tem uma estrutura molecular complexa, exigindo uma digestão lenta. Por isso, deixa você sem fome por um bom tempo.
QUEIJO BRANCO – Assim como o ovo, o queijo tem proteína e, por isso, sacia bem a fome.
ARROZ INTEGRAL – Leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.
ABÓBORA  – Alimento rico em fibras e poucas calorias (tem só 33 calorias por 100 gramas), por isso, você pode comer bastante sem medo de engordar. Pode ser assada ou cozida, doce ou salgada.
CENOURA  - A textura firme da cenoura exige mesmo que você mastigue, mastigue, mastigue… Com isso, o cérebro entende que uma boa quantidade de alimento está sendo ingerida. Além disso, comendo devagar, você consome menos comida nos 20 minutos que seu organismo leva para “desligar” a fome.
FOLHAS VERDES – São as campeãs de fibras, as folhas exigem muita mastigação – ninguém engole uma saladona sem trabalhar muito com os dentes. E a mastigação é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.
BANANA – A banana tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também possui ferro, potássio e triptofano – substâncias que dão pique e diminuem a compulsão a comida. Mas, com 90 calorias, em média, não pode ser consumida à vontade.
IOGURTE – Rico em proteína, não só aplaca a fome como evita que ela volte rápido. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia.
BARRA DE CEREAIS  – As que têm castanhas, cereais (como a aveia) e frutas secas cortam a fome e dão energia. Cuidado com as versões carregadas de açúcar e sem quase nada de cereais integrais – disparam o índice glicêmico, e lá vem fome.
GELATINA – A gelatina é uma proteína, nutriente que demora mais a ser digerido. Além disso, contém grande quantidade de água, o que ocupa o estômago. Com a vantagem de render várias receitas de baixas calorias.
MELANCIA – Tem uma quantidade incrível de água e, por isso, sacia muito! Como tem um montão de fibras, exige que a gente fi que mastigando por mais tempo. Além disso, você pode comer uma porção generosa já que uma fatia média contém só 50 calorias.
SUCO DE LIMÃO - O azedinho do limão inibe a vontade de comer algo doce. Isso porque esse sabor satura as papilas gustativas que também estão no comando da fome.
CHÁ DE ERVAS – Os chás, em geral, acalma o estômago. Mas se quiser ir direto ao ponto, beba chá de capim-cidreira (reduz a compulsão por comida), verde (acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura), cravo e canela (diminui a fi ssura por doce).
CAFÉ – Assim como ocorre com o limão, o sabor forte do café deixa as papilas gustativas “satisfeitas”. É por isso que compensa o doce da sobremesa.
ÁGUA - A água ocupa espaço no estômago, preenchendo momentaneamente aquele “vazio” que faz você sonhar com um biscoito recheado no meio da manhã ou da tarde. Portanto, água para dentro!


beijos

Carol Foltran
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