domingo, 10 de março de 2013

Formas de pegar no sono com mais facilidade e ajudar no emagrecimento !!!!


O remédio é dormir. Horas de sono relaxante fortalecem a imunidade, melhoram a aparência e temperam seu humor com pitadas de otimismo. “Enquanto você dorme, o organismo produz substâncias que regulam o metabolismo e também organiza as informações armazenadas no cérebro, priorizando as mais importantes e descartando o restante”, afirma a neurologista Rosa Hasan, responsável pelo Laboratório do Sono do Hospital São Luiz.
Também é após uma hora de sono que o corpo começa a sintetizar um hormônio chamado GH (relacionado ao tônus muscular e à disposição). “Por isso o sono é tão importante na rotina de quem pratica exercícios físicos, o corpo depende deste repouso para apresentar resultados”, afirma a especialista. 
1. Eduque o organismo: dormir bem também é questão de hábito e mudança começa com a adoção de horários regulares para se deitar e despertar. Aos poucos, o seu corpo vai se ajustar à rotina e, naturalmente, exigir o repouso.
2. Controle os estímulos: tem gente que mal pode ver uma televisão ligada e já dorme. O caso, dificilmente, se repete com as pessoas com insônia. Se este perfil é o seu, evite ter televisão ou computador no quarto, Esses aparelhos deixam seu cérebro agitado e atrapalham ainda mais a chegada do sono. Deixe um livro perto da cabeceira, a leitura é uma atividade mais relaxante.
3. Tome uma bebida relaxante: suco de maracujá, chá de camomila e até uma copo de leite (ele é fonte de triptofano, que ajuda a relaxar) são opções naturais para acalmar o corpo antes de dormir. Experimente variar e preste atenção em qual faz mais efeito no seu caso.
4. Experimente um banho morno: a ducha em água morna relaxa todos os músculos do seu corpo e desfaz as tensões acumuladas ao longo do dia. Tomar um banho morno pouco antes de se deitar já vai preparando o cérebro para o repouso.
5. Apague a luz: parece bobagem, mas este é um cuidado importante. O organismo naturalmente diminui as atividades quando a luz diminui, as conexões cerebrais começam a acontecer em ritmo mais lento e, quando percebe, você está amanhecendo após uma noite revigorante de sono. Caso o escuro total seja incômodo, deixe somente uma penumbra no quarto.
6. Dispense café e cigarro: essa dupla de estimulantes pode causar um grande estrago na sua noite. Caso não dispense nenhum dos dois, cuide para que o último contato com eles seja, no máximo, duas horas antes de dormir.
7. Faça uma refeição leve: um jantar pesado não é só fonte de pesadelos, mas de insônia. O organismo fica atribulado demais com a digestão e não consegue se desligar para o descanso. Dormir em jejum também não é boa ideia, você vaia acabar despertando na madrugada com fome. Uma sopa, uma salada ou mesmo uma omelete de legumes são opções para a última refeição.
8. Mude o travesseiro: ele precisa oferecer apoio suficiente para que cabeça e pescoço fiquem alinhados. Evite opções muito macias, que afundam conforme você relaxa, ou as exageradamente resistentes, que mantêm o pescoço tensionado demais. A posição ideal é deitar-se de lado, acomodando bem a coluna no colchão. De bruços e de barriga para cima, a lombar é sobrecarregada.

beijos

Carol Foltran

Nenhum comentário: