sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Equilibrando a Alimentação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É preciso equilibrar a alimentação e aprender a comer com prazer. Para isso existem alguns princípios básicos que vou falar agora, tá? E isso serve tanto para quem faz dieta para emagrecer quando para engordar, porque o objetivo é o mesmo: o meio termo!


Inicialmente é preciso adotar uma dieta que privilegie todos os grupos alimentares de forma equilibrada para obter uma alimentação saudável. Dessa forma, é importante adotar uma dieta mais leve e limpa, contendo alimentos ricos em bons carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas .
A dieta precisa ter uma variedade grande de alimentos, pois comer somente um mesmo grupo alimentar gera desequilíbrio, já que o organismo ficará carente de outros nutrientes essenciais.
É essencial que os alimentos sejam frescos e que se evite ao máximo alimentos processados, que tanto prejudicam o organismo. Comam frutas de época, verduras, peixes, grãos integrais e tudo que não contenha corantes e conservantes.
Aprendam a fazer a própria comida…Cozinhar é uma delícia meninas…Criar pratos do nada, com ingredientes naturais e coloridos é sempre muito bom! Eu sei que para quem trabalha fora isso á complicado, mas ó, se até Sabrina Sato leva  a vasilhinha com comida para o trabalho, a gente também pode levar, né? Caso seja inviável, ao menos escolham alimentos mais saudáveis, como saladas, peixes, carne e frango grelhados, dentre outros. Não, lasanha, feijoada, batata frita e molhos condimentados não são saudáveis, viu???
Isso leva a um ponto MUITO importante: é pra alimentar o organismo, não os olhos! Vamos parar com a gulodice de querer comer todas as coisinhas gostosas que encontramos pela frente, porque na maioria das vezes essas coisinhas saborosas são cheias de conservantes e não fazem bem algum ao organismo, ao contrário, só atrapalham e sobrecarregam.
Existem tantas comidas deliciosas que não precisam dessas porcarias que a gente se acostumou a comer, sabe? Comida saudável não precisa  e não deve ser sem graça! No espaço culinária ja tem varias receitas diferentes e gostosas...
Tomem muita água, porque água desintoxica e mantém o organismo (inclusive a pele) hidratado. Além disso, água tira a fome, e muitas vezes não sabemos diferenciar fome de sede, e acabamos comendo quando na verdade o organismo estava pedindo água.
Cuidado com o excesso de álcool, principalmente cerveja… Esse troço dá barriga e celulite
Por fim, comam com calma, saboreando cada alimento, comam com prazer, porque isso faz toda a diferença!
Vamos aprender a cada dia fazer todas as mudanças para ter um corpo mais saudável  e ser muito mais feliz com ele !!!!!


beijos

Carol Foltran

Postar um comentário